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ORGANIZE-SE | ARMÁRIO DE CALÇADOS

17 de abril de 2020 amodelar 193 Views 0 comentário(s)

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P: Nalu, como podemos organizar um armário de calçados de forma inteligente e prática? Tem alguma dica fundamental pra isso?

R: A dica mais importante na hora de organizar os sapatos é deixar todos os pares de forma visível e fácil de manusear.

Costumamos usar aquilo que vemos e conseguimos pegar sem muito esforço muito mais do que os itens que estão fora da nossa visão ou de difícil acesso, por isso devemos sempre tentar organizar de forma que seja possível visualizar e pegar facilmente todos os pares.

A melhor forma de organizar varia muito de acordo com o espaço que se tem disponível. Por exemplo, se estão dentro de armário ou sapateira com prateleiras fixas, o ideal é organizar colocando um pé na frente e outro atrás. Assim será possível visualizar todos os pares.

Já se as prateleiras são móveis e é possível ver mesmo os sapatos que estão atrás, uma forma interessante de organizar economizando espaço é colocando um pé ao lado do outro, com um pé virado para a frente e outro para trás. Dessa forma é possível organizar visualizando todos os itens e ainda economizando espaço.

Para ajudar com a organização, economia de espaço e conservação dos sapatos, existe uma grande variedade de produtos organizadores no mercado, nos mais diversos materiais e tipos e que se adaptam a diferentes lugares, como cestos, caixas, colmeias plásticas, suportes específicos para sapatos que nos permitem dobrar o espaço de armazenamento entre outros. Também é possível utilizarmos alguns materiais que temos em casa para encontrar soluções criativas e econômicas para organizar os calçados.

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P: A organização por cor é mais eficaz do que a organização por modelo? Qual é mais prática?

R: Depende da forma como a pessoa se encontra melhor entre seus sapatos. Algumas pessoas preferem organizar apenas por cor. Outras preferem organizar por modelo, por tamanho de salto, por ocasião em que faz uso, por conforto e por aí vai.

São diversas opções e sempre devemos considerar aquilo que funciona melhor para cada um na hora de organizar.

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P: Tem alguma diquinha de como conservar melhor os calçados, na organização? Já que há calçados de vários materiais e cada um pede um cuidado especial. 

R: Quando adquirimos um novo par de sapatos devemos sempre estar atentos ao material com o qual foi feito e quais tipos de cuidados devemos ter com aquele item para melhor conservação.

Um sapato de camurça ou couro são muito mais delicados e exigem alguns cuidados a mais do que um tênis para fazer exercícios, por exemplo. Geralmente os próprios fabricantes indicam quais cuidados devem ser tomados com aquele produto específico, principalmente se for de um material mais delicado.

Mas independente do tipo de material, devemos evitar sempre colocar um sapato sobre o outro, principalmente se a sola estiver em contato com a parte de cima do outro pé do calçado.

Além de anti-higiênico, ainda que os sapatos estejam limpos, essa forma de guardar pode fazer com que o sapato que está embaixo estrague mais rapidamente. Dependendo do material com que foi feito pode manchar, descascar, arranhar ou craquelar mais facilmente. Por esse mesmo motivo também devemos evitar colocá-lo de cabeça para baixo (com a parte de cima virada para baixo).

Outra dica muito importante é higienizar os calçados antes de guardá-los. Limpar a sola com desinfetante (pode fazer sua diluição em água para ficar mais suave), deixar arejar por pelo menos 12h em local seco, com sombra e ventilado e, se possível, usar algum produto próprio ou desinfetante em spray para higienizar a parte interna dos calçados são práticas que contribuem para a conservação das peças e ajudam a não deixar aquele cheiro desagradável.

Manter o local onde ficam armazenados sempre limpos e livre de umidades também são parte importante para a conservação dos sapatos.
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P: Você considera algum item indispensável na organização [que temos em casa] como: caixas de papel, caixas plásticas, cabides e afins? Pra você, qual o que melhor funciona?

R: Qualquer organizador, seja comprado em loja ou feito em casa com o que já temos e que sirva para conter aquele(s) item(ns) que estamos organizando é de grande ajuda.

Delimitar um espaço específico para aquilo que estamos organizando ajuda a evitar que a bagunça volte. Assim conseguimos visualizar melhor nossos objetos e fica mais fácil encontrar aquilo que procuramos.

Se possível, eu evitaria o uso de caixas ou outros itens de papel/papelão na organização, principalmente na cozinha, lavanderia e banheiros. Produtos como caixas de papelão facilitam a proliferação de bichos como baratinhas, além de reter umidade e, se fechados (como caixas de sapato), não deixam o item respirar, podendo ocasionar mal cheiro e proliferação de mofo.

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P: E por fim, somos super adeptos ao “DESAPEGO: DOE A QUEM PRECISA”. Você encara o desapego como uma forma de organização? Tem alguma dica de como colocarmos essa prática em dia?

R: Praticarmos o desapego é a primeira etapa da organização, além de ser uma das mais importantes!

Antes de organizarmos qualquer espaço ou ambiente, devemos primeiro identificar se tudo aquilo que está ali usamos e se nos é verdadeiramente útil.

De acordo com o feng shui, guardar objetos que não usamos, além de ocupar o espaço de algo que poderia realmente nos ser útil, traz uma carga desnecessária em nossas vidas, resultando em energias paradas, que não circulam, não deixando o novo entrar.

Existem várias técnicas para nos incentivar a desapegar. Algumas pessoas preferem fazer desapegos conforme as estações (se não usou aquelas peças no inverno anterior, por exemplo, é hora de desapegar). Outras preferem primeiro pensar no destino que daria para aquele item (se tem algum familiar, amigo ou pessoa próxima que gostaria ou precisa daquilo, se alguma instituição de caridade faria bom uso).

Têm aquelas que preferem já ir tirando algo que provou e não serviu bem, não faz mais o seu estilo ou comprou algo para substituir, enquanto outras preferem fazer um grande descartes a cada X período de tempo, passando por todos os cômodos e vendo aquilo que não foi usado desde o último descarte ou não está em boas condições.

Entre todos os critérios que podem ser usados, o que melhor funciona para mim é pensar se aquele item pode ser mais útil para outra pessoa. Pensar que outra pessoa poderia estar fazendo melhor uso de algo pode ser uma boa maneira de nos incentivar a desapegar e dar aquele empurrãozinho que faltava para nos desapegarmos do objeto de nossa indecisão.

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‍‍Entrevistada:
Personal Organizer – Ana Luisa Ignotti Barrionuevo
Instagram | @naluorganiza

 

 

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Lívia Manfrin A idéia da liberdade de assuntos que o blog da A Modelar proporciona é muito interessante, pois embora eu trabalhe com sapatos (e amo falar sobre as tendências da estação, dicas de moda e vitrinismo), também posso escrever sob...

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